quinta-feira, 21 de outubro de 2010

FAO, OMS, UNESCO, OIT, FMI, BIRD, OMC e suas funcões.

Crise da ONU/ Invasao do Iraque

A expressão "ocupação do Iraque" refere-se ao envio de tropas norte-americanas e internacionais ao Iraque no ano de 2003, por decisão do presidente George W. Bush, dos Estados Unidos da América. O pretexto da ocupação, inicialmente, foi achar armas de destruição em massa que, supostamente, o governo iraquiano teria em estoque e que, segundo Bush, representavam um risco ao seu país, abalado desde então pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. O presidente Bush tomou a decisão de invadir o Iraque sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, mas com o apoio dos então chefes de estado Silvio Berlusconi (Itália) José María Aznar (Espanha) (Durão Barroso) (Portugal) e Tony Blair (Reino Unido) . Em 2004, após 1 ano de ocupação, entretanto, o presidente Bush muda o discurso ao dizer que a ocupação faz parte da libertação de países e a promoção da Democracia e da Paz mundial. Em 2003, o presidente iraquiano Saddam Hussein é capturado e mantido preso num local não revelado. Seus filhos são mortos numa emboscada em Bagdá. Às 6 da manhã, horário de Bagdad, do dia 30 de dezembro de 2006, Saddam Hussein é enforcado apesar das posições contrárias de várias instituições internacionais como a Anistia Internacional, União Europeia e diversos outros países. Foi executado junto com dois de seus aliados, sendo um deles seu meio-irmão e recusou-se a vestir o capuz, normalmente utilizado nas execuções. Antes de sua morte, Saddam pronunciou o nome do líder xiita iraquiano Moqtada Al Sadr. (ONU: Organizações da Nacões Unidas)

Funcões da FAO

Alcançar a segurança alimentar para todos, e assegurar que as pessoas tenham acesso regular a alimentos de boa qualidade que os permitam levar uma vida ativa e saudável, é a essência das atividades da FAO.
O mandato da FAO consiste em melhorar a nutrição, aumentar a produtividade agrícola, elevar o nível de vida da população rural e contribuir para o crescimento da economia mundial.

A FAO proporciona o tipo de ajuda entre bastidores que permite as pessoas e aos países se ajudarem. Se uma comunidade deseja incrementar suas colheitas, mas carece de capacidades técnicas, a FAO introduz técnicas e instrumentos singelos e sustentáveis. Quando um país transforma seu regime de propriedade agrária de estatal à privada, a FAO proporciona assessoria jurídica para facilitar o processo, ou mobiliza a intervenção se uma seca produz uma fome entre os grupos vulneráveis. Num mundo complexo de necessidades contraditórias, a FAO proporciona um lugar neutral de encontro e os conhecimentos gerais imprescindíveis para chegar a um consenso. (FAO: Food and Agriculture Orcanization) -organizacao da comida e agricultura.

Funcões da UNESCO

Seu principal objetivo é reduzir o analfabetismo no mundo.Para isso a UNESCO financia a formação de professores, uma de suas atividades mais antigas, e cria escolas em regiões de refugiados.

Na área de ciência e tecnologia, promoveu pesquisas para orientar a exploração dos recursos naturais. Outros programas importantes são os de proteção dos patrimônios culturais e naturais além do desenvolvimento dos meios de comunicação. A UNESCO criou o World Heritage Centre para coordenar a preservação e a restauração dos patrimônios históricos da humanidade, com atuação em 112 países. (UNESCO: Unidate Nations Education Scientific and cultural Organization) - unidade de educação, ciênncia e cultura da nação.

Funcões da OIT

As diversas atividades da OIT constituem uma importante fonte de material para a sua função de editora internacional. Os livros publicados com o selo da OIT contêm análises das grandes tendências econômicas e sociais, posições da OIT em questões relacionadas ao mundo do trabalho, obras de referência, guias técnicos, monografias, e estudos, coletâneas de recomendações práticas e manuais de formação e de educação do trabalhador. (OIT:Organização Internacionaol do Trabalho)

Funcões do FMI

As diversas atividades da OIT constituem uma importante fonte de material para a sua função de editora internacional. Os livros publicados com o selo da OIT contêm análises das grandes tendências econômicas e sociais, posições da OIT em questões relacionadas ao mundo do trabalho, obras de referência, guias técnicos, monografias, e estudos, coletâneas de recomendações práticas e manuais de formação e de educação do trabalhador. (FMI: International Monetary Fund) - fundo monetário internacional.

Funcões do BIRD

BIRD no Brasil são o financiamento parcial do Gasoduto Brasil-Bolívia e do Programa de Reforma do Setor de Saúde - Reforsus, o programa de reestruturação e privatização da malha ferroviária federal e programas de redução da pobreza e melhorias ambientais. O BIRD possui três escritórios no Brasil (Brasília, Cuiabá e Recife) e, como parte do projeto de descentralização das atividades da instituição, recentemente designou-se um diretor residente de operações para o País (Banco Mundial, SCN Quadra 02-Lote A, Ed.Corporate Finance Center, Conjuntos 303/304, CEP 70.710-500, Brasília-DF). (BIRD: Banco Internacional para Reconstrução e Movimento)

Funcões da OMC


A OMC entrou em funcionamento em 1º. de Janeiro de 1995. Suas funções são: gerenciar os acordos que compõem o sistema multilateral de comércio, servir de fórum para comércio internacional (firmar acordos internacionais), supervisionar a adoção dos acordos e implementação destes acordos pelos membros da organização(verificar as políticas comerciais nacionais).

Outra função muito importante na OMC é o Sistema de resolução de Controvérsias da OMC, o que a destaca entre outras instituições internacionais. Este mecanismo foi criado para solucionar os conflitos gerados pela aplicação dos acordos sobre o comércio internacional entre os membros da OMC. As negociações na OMC são feitas em Rodadas, hoje, ocorre a Rodada de Doha (Agenda de Desenvolvimento de Doha - Doha Development Agenda) iniciada em 2001.

Além disso, a OMC realiza Conferências Ministeriais a cada dois anos. Existe um Conselho Geral que implementa as decisões alcançadas na Conferência e é responsável pela administração diária. A Conferência Ministerial escolhe um diretor geral com o mandato de quatro anos, atualmente o Diretor geral é Pascal Lamy, que tomou posse em 1 de Setembro de 2005. (OMC: Organização Mundial do Comerçio)

Aluno(a): Laura Maffessoni (14 anos) Turma: 81 Data: 21/10/10


Um comentário:

  1. Essa postagem me ajudou bastante, , mas gostaria de saber tambem de outros orgaos vinculados a ONU como a OMS e a UNICEF

    ResponderExcluir