domingo, 3 de outubro de 2010

ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) é o organismo internacional que surge no final da II Guerra Mundial em substituição à Liga das Nações, que tem como objetivos manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento dos países em escala mundial.
Atualmente, a ONU é integrada por 189 dos 192 Estados do mundo. Nos últimos anos enfrenta uma crise financeira e política provocada pelo atraso nas contribuições de vários países-membros, principalmente os EUA e pela necessidade de redefinição de seu papel no mundo pós- Guerra Fria.
A ONU é formada por cinco órgãos principais: a Assembléia Geral, o Conselho de Segurança, a Secretaria Geral, o Conselho Econômico e Social e a Corte Internacional de Justiça, mas além destas, possui 15 agências especializadas que atuam em áreas como saúde, finanças, agricultura, aviação civil e telecomunicações que são:

AIEA - Agência Internacional de Energia Atômica.
FIDA - Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.
ICAO - Organização de Aviação Civil Internacional.
OMI - Organização Marítima Internacional.
OMM - Organização Meteorológica Mundial.
OMPI - Organização Mundial da Propriedade Intelectual.
UIT - União Internacional de Telecomunicações.
Unido - Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial.
UPU - União Postal Universal.

BIRD- O Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento ou Banco Mundial oferece ajuda e assistência técnica aos países em desenvolvimento e concede empréstimos. Também auxilia o FMI na aplicação de programas de ajuste econômico nos países em desenvolvimento. 182 países fazem parte de BIRD.

FAO - A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação procura aumentar os níveis de nutrição, melhorar a produtividade agrícola e as condições de vida das populações rurais.Conta com o apoio de 187 países.

FMI - O Fundo Monetário Internacional auxilia a cooperação monetária internacional, a estabilidade financeira, combate da pobreza, e controla a expansão do comércio. Possui 182 países-membros.

OIT - A Organização Internacional do Trabalho é encarregada de garantir o respeito aos direitos dos trabalhadores no mundo. Para isso, elabora normas e recomendações de condições de trabalho. Possui 174 países-membros.

OMS - Criada para sustentar os padrões de saúde no mundo, a Organização Mundial de Saúde atua em programas de imunização de doenças, como a poliomielite e o sarampo, na educação da população e no fornecimento de remédios essenciais. Possui 191 países membros.

UNESCO - A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura é a agência que cuida dos padrões educacionais no mundo, promove pesquisas para orientar a exploração dos recursos naturais, cria programas de proteção dos patrimônios culturais e naturais e o de desenvolvimento dos meios de comunicação. Seu principal objetivo é reduzir o analfabetismo. Possui 188 países-membros.

Também merece destaque o UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância, que se dedica ao atendimento das necessidades básicas da criança e do adolescente e a OMC- A Organização Mundial do Comércio, que visa promover e regular o comércio entre as nações. A OMC conta com 138 membros.

Crise da ONU:

A invasão dos EUA ao Iraque sem a permissão da ONU iniciada em 20 de março de 2003 a 01 de maio em busca de armas pôs a entidade numa situação crítica, aonde seus aliados irão questionar a autoridade da ONU, e seus opositores (Partido Republicano dos EUA) irão acusá-la de falsa, pois a instituição permite que Saddam Hussein mantenha armas de destruição em massa.
Essa crise acontece, pois a partir desta atitude dos EUA a ONU fica subestimada, pois sua sede se encontra justamente no país que mais lhe desrespeita. Esse ataque provocado pelos EUA começa a mexer com todos, pois surge uma preocupação com a reputação da instituição.

Postado por: Vladimir Belinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário