segunda-feira, 4 de outubro de 2010

OMS

OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) é umaagência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas. Sua sede é em Genebra, na Suíça. A directora-geral é, desde novembro de 2006, a chinesaMargaret Chan.
A OMS tem suas origens nas guerras do fim do século XIX (México, Crimeia). Após a Primeira Guerra Mundial, a SDN criou seu comité de higiene, que foi o embrião da OMS.
Segundo sua constituição, a OMS tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. A saúde sendo definida nesse mesmo documento como um «estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade.»
O Brasil tem participação fundamental na história da Organização Mundial da Saúde, criada pela ONU para elevar os padrões mundiais de saúde. A proposta de criação da OMS foi de autoria dos delegados doBrasil, que propuseram o estabelecimento de um "organismo internacional de saúde pública de alcance mundial"[2]. Desde então, Brasil e a OMS desenvolvem intensa cooperação.
O papel da OMS na saúde pública
Que cumpra os seus objectivos através das seguintes funções essenciais:
 a liderança em questões críticas para a saúde e envolvimento em parcerias onde a acção comum;
 determinar a agenda de pesquisa e estimular a geração, difusão e utilização de conhecimentos valiosos;
 estabelecimento de normas e promover e acompanhar a sua aplicação prática;
 desenvolver opções políticas que são éticos e científicos de base;
 prestar apoio técnico, catalisando mudanças e capacitação institucional sustentável;
 acompanhar a situação de saúde e avaliação das tendências de saúde.
Estas funções básicas estão descritas no Décimo Primeiro Programa Geral de Trabalho, que estabelece o quadro para o programa de trabalho, orçamento, recursos e resultados em toda a organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário