quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Taylorismo

Em 1911 o engenhero norte americano Frederick W Taylor publicou "os proncipios da industrializaçao cientifica "ele propunha uma industrializaçao da divisao do trabalho, ou seje, fracionar as etapas do processo produtuvo de modo em que otrabalhador desenvolvesse tarefas ultra especializadas e repetitivas, diferenciando o trabalho intelectual do trabalho manual. Fazendo um trabalho sobre o tempo gasto em cada tarefa e um constante esforsso de racionalizacao, para que a tarefa seja executada num prazo minimo. Portanto otrabalhadorque produzisse em menos tempo receberia´premios como insentivo.

Fordismo

O norte americano henry Ford foi o primeiro, apor em pratica em sua empresa "Ford Motor Copany", o taylorismo. Posteriormente ele inovou com o processo do fordismo que absorveu aspctos do taylorismo. Consistia em organisar a linha de montagem de cada farbrica para produzir mais, controlando melhor as fontes de, materia prima e de energia, os transportes e a formaçao de mao de obra.

Toyotismo

O toyotismo tinha como elemento principal, a flexibilazacao da produçao, ao contraria do modelo fordista que produzia muito e estocava essa produçao. O toyotismo so se produzia o necessario, reduzindo o maximo os estoques. Essa flexibilizaçao tinha como objetivo a produçao de um bem exatamente no momento em que lea fosse demandado, o chamado just in time.

Just in Time

O just in time e uma proposta de reorganizacao do ambiente produtivo acentada no entendimentode a eliminacao dos desperdicios visa o melhoramento continuo dos procesos de produçao é a base para a melhoria da posicao competitiva em uma empresa, em particular em que se referem os fatores com a velocidade, aqualidade e o preço dos produtos.


Aluna:Laura Maffessoni Turma:81 Data: 18-08-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário