sábado, 14 de agosto de 2010

Teorias da industrialização

As teorias da industrialização são as técnicas utilizadas pelas empresas, principalmente multinacionais e transnacionais, que procuram se instalar em lugares que apresentam características favoráveis (como recursos naturais, mercado consumidor, mão de obra barata/ especializada, etc.) e também procuram criar técnicas visando sempre maiores lucros, vantagens, eficiência e superioridade no mercado, tudo em um tempo cada vez menor.

Essas teorias foram criadas a partir dos princípios citados acima e são denominadas em geral como Terceira Revolução Industrial, a revolução nuclear, das telecomunicações, robótica e informática.

Estas são as principais teorias da industrialização:

· Toyotismo: criado na metade do século XX no Japão, nas empresas Toyota. A técnica utilizada organiza os trabalhadores em conjuntos, e divide as etapas de produção do produto entre diversas empresas, de maneira em que o produto seja fabricado mais rapidamente, e que se evitem desperdícios e acúmulos de materiais na indústria. Esta teoria funciona juntamente com outra, o Just-in-time.

· Just-in-time: expressão americana que significa “no tempo certo”. A teoria procura cortar gastos com estoque, pessoal encarregado para o estoque, e principalmente desperdícios e excessos. A matéria utilizada para a fabricação do produto chega diariamente sob demanda, pois nesta técnica utilizada, o produto é fabricado somente após seu pedido.

· Fordismo: implantado nos EUA em 1913, por Henry Ford nas empresas Ford, baseava-se na produção em massa de produtos semelhantes, no qual as peças chegavam por esteiras até o trabalhador, possibilitando uma maior produtividade em um meio de produção muito simples.

· Taylorismo: criado pelo americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915) no fim do século XIX e começo do século XX, era a teoria adotada pelo Fordismo. Ela tinha como objetivo distribuir funções entre os trabalhadores e dividir seus trabalhos entre manuais e intelectuais de uma maneira simples, que gerava um aumento de produtividade e uma imensa centralização de atividades.

Estas teorias geraram lucros para suas criadoras e são adotadas por outras empresas até hoje em dia. Estes são as principais teorias da industrialização.

Postado por Vladimir Belinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário