quinta-feira, 4 de novembro de 2010

As funcoes

OMS:
A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada àOrganização das Nações Unidas. Sua sede é em Genebra, na Suíça. A diretor-geral é, desde novembro de 2006, a chinesa Margaret Chan.
A OMS é composta por 193 Estados-membros, onde se incluem todos os Estados Membros da ONU excepto o Liechtenstein e dois não-membros da ONU, Niue e as Ilhas Cook. Os territórios que não são Estados-membros da ONU podem tornar-se Membros Associados se assim forem aprovado em Assembleia: Porto Rico e Tokelau são Membros Associados. Existe também o estatuto de Observador; alguns exemplos incluem a Palestina, o Vaticano e Taipé Chinesa.

OMC:
A Organização Mundial do Comércio é uma organização internacional que trata das regras sobre ocomércio entre as nações. Os membros da OMC negociam e assinam acordos que depois são ratificados peloparlamento de cada nação e passam a regular o comércio internacional.
Suas funções são:
• gerenciar os acordos que compõem o sistema multilateral de comércio
• servir de fórum para comércio internacional (firmar acordos internacionais)
• supervisionar a adoção dos acordos e implementação destes acordos pelos membros da organização(verificar as políticas comerciais nacionais).

UNESCO:
Fundada em 1946, a UNESCO tem por finalidade aprofundar a relação entre todos os povos do mundo por meio da educação, da ciência e da cultura. Tem sede em Paris e promove freqüentes campanhas de esclarecimento da opinião pública. Assumiu a defesa de muitos dos grandes temas do século XX, como a universalização das oportunidades educacionais, a democratização das artes, os direitos da mulher e de todas as minorias discriminadas.

FMI:
O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos.O dinheiro do FMI vem dos 182 países-membros, entre os quais o Brasil. Evidentemente, manda no Fundo quem tem mais dinheiro investido: no caso, os Estados Unidos e os outros grandes capitalistas. O Brasil e os demais países hiperpopulosos pesam muito pouco no FMI, prevalece a democracia do dólar.

FAO:
A FAO é uma Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação é uma organização das Nações Unidas cujo objetivo declarado é elevar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural.Para isso, realiza programas de melhoria da eficiência na produção, elaboração, comercialização e distribuição de alimentos e produtos agropecuários de granjas, bosques e pescarias.De acordo com a própria FAO, suas principais atividades são:
Desenvolver assistência para países subdesenvolvidos
Informação sobre nutrição, comida, agricultura, florestamento e pesca
Aconselhamento a governos
Servir como um fórum neutro para discutir e formular políticas nos principais assuntos relacionados a agricultura e alimentação

BIRD:
O Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD)proporciona empréstimos e assistência para o desenvolvimento a países de rendas médias com bons antecedentes de crédito. O poder de voto de cada país-membro está vinculado às suas subscrições de capital, que por sua vez estão baseadas no poder econômico relativo de cada país.Sua missão principal é a luta contra a pobreza, através de financiamento e empréstimos aos países em desenvolvimento. Seu funcionamento é garantido por quotizações definidas e reguladas pelos países membros.

OIT:
As diversas atividades da OIT(Organizacao Internacional do Trabalho) constituem uma importante fonte de material para a sua função de editora internacional. Os livros publicados com o selo da OIT contêm análises das grandes tendências econômicas e sociais, posições da OIT em questões relacionadas ao mundo do trabalho, obras de referência, guias técnicos, monografias, e estudos, coletâneas de recomendações práticas e manuais de formação e de educação do trabalhador.

Aluna:Camila Tiepo

Nenhum comentário:

Postar um comentário