segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Para que serve o FMI?

O novo diretor do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, em sua primeira press conference, falou sobre as novas metas da organização. Entre outras coisas, exigiu maior participação dos países desenvolvidos nas operações do fundo. Também pretende cortar gastos com novas fontes de recursos. Porém, uma pergunta que ele não respondeu, e que se torna cada dia mais reticente, é a razão para a existência do fundo.

Originalmente, ele foi criado para monitorar as taxas de juros e as flutuações internacionais. Com o aumento de credibilidade, tornou-se o bombeiro que combateria as crises nos mercados financeiros, principalmente nos países em desenvolvimento. Hoje, atua como um interventor austero, com políticas desacreditas e restrições ineficazes. Qual será a próxima função do fundo?

Não podemos negar a importância das pesquisas acadêmicas e dos programas “ground-level” para a Aids. Ainda assim, é muito pouco para uma organização dessa magnitude. Mesmo porque, existem secretarias da ONU realizando o mesmo trabalho. A questão principal é: por que os países desenvolvidos deveriam liberar recursos para o fundo, se ele não possui objetivos claros?
POR:TAINARA SILVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário