quinta-feira, 4 de novembro de 2010

FAO
The Food and Agriculture Organization of the United Nations, ou seja, a ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALIMENTAÇÃO E A AGRICULTURA. Foi fundada em 1945. Tem como função aumentar os níveis de nutrição e a qualidade de vida, bem como melhorar a produtividade da agricultura e dar melhores condições de vida às populações rurais. A prioridade específica da organização é o incentivo e auxílio à agricultura de sub-existência e o desenvolvimento rural, bem como a estratégias a longo prazo de manutenção dos recursos naturais através de técnicas apropriadas e econômica e socialmente viáveis. Tais objetivos são obtidos através, do aconselhamento aos governos, assistência ao desenvolvimento, pesquisa e fornecimento de informações e fóruns neutros de discussão.
Esta Organização nasceu da esperança expressa na Carta do Atlântico de ver estabelecida uma paz capaz de proporcionar a todos os habitantes da Terra a certeza de poderem viver livres da fome. A FAO foi criada em 16 de outubro de 1945, quando os estatutos que a regem foram assinados em Quebec, no Canadá. Seus propósitos são: melhorar os padrões de alimentação e as condições de vida;assegurar maior eficiência na produção e distribuição de alimentos e dos produtos agropecuários, florestais e de pesca; e melhorar as condições de vida das populações rurais e, dessa forma, contribuir para a expansão da economia mundial. A FAO promove o desenvolvimento dos recursos básicos da terra e da água, a melhoria da produção e a proteção da agropecuária, a transferência de tecnologia para a agricultura, a pesca e a piscicultura nos países em desenvolvimento, além de incentivar a pesquisa agrícola nesses países. Entre muitas outras atividades, a FAO promove a preservação dos recursos genéticos das plantas e a utilização racional de fertilizantes, o combate às epidemias dos animais, promove o desenvolvimento e o aproveitamento dos recursos marinhos, fluviais e lacustres e presta assistência técnica em matéria de nutrição, administração e processamento de alimentos e também no controle da erosão. A FAO fomenta ainda a cooperação entre países ricos e em desenvolvimento, com a finalidade de estabelecer mercados estáveis de produtos básicos e facilitar a exportação por parte dos países em desenvolvimento. A sede da FAO fica em Roma, ltália.

OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas. Sua sede é em Genebra, na Suíça. A directora-geral é, desde novembro de 2006, a chinesa Margaret Chan.[1]
A OMS tem suas origens nas guerras do fim do século XIX (México, Crimeia). Após a Primeira Guerra Mundial, a SDN criou seu comité de higiene, que foi o embrião da OMS.
Segundo sua constituição, a OMS tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. A saúde sendo definida nesse mesmo documento como um «estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade.»
O Brasil tem participação fundamental na história da Organização Mundial da Saúde, criada pela ONU para elevar os padrões mundiais de saúde. A proposta de criação da OMS foi de autoria dos delegados do Brasil, que propuseram o estabelecimento de um "organismo internacional de saúde pública de alcance mundial"[2]. Desde então, Brasil e a OMS desenvolvem intensa cooperação.


Unesco
A sigla UNESCO significa United Nation Educational, Scientific and Cultural Organization (Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas), organismo integrado na Organização das Nações Unidas (ONU), criado, em 1946, a fim de promover a paz mundial, através da cultura, educação, comunicação, as ciências naturais e as ciências sociais. O principal órgão decisório da UNESCO é sua Assembléia Geral, composta por representante de seus Estados membros. Cabe a esta assembléia eleger os membros do comitê executivo e nomear o diretor geral. O comitê executivo está composto de representantes de determinados Estados membros e se reúne duas vezes por ano, entre as reuniões da Assembléia Geral, para verificar a prática das políticas bianuais da UNESCO. Estas são levadas a cabo pela Secretaria liderada pelo Diretor Geral.
A República Dominicana e o México foram os primeiros países latino-americanos a fazer parte da UNESCO, ou seja, assinaram a ata fundacional, em 1946. a primeira Conferência Geral ocorreu em Paris, a segunda na Cidade do México, em novembro de 1947. O primeiro diretor-geral da UNESCO foi o biólogo britânico Julian Sorell Huxley (1946-1948), seguido pelo mexicano Jaime Torres Bodet (1948-1952).

Os principais objetivos da UNESCO são: globalizar a educação; fomentar a paz, através do ponto anterior; promover a livre circulação de informação entre os países e a liberdade de imprensa; definir e proteger o Patrimônio da Humanidade Cultural ou Natural (conceito estabelecido em 1972 e que entrou em vigor em 1975); e defender a expressão das identidades culturais. As questões às quais se dá prioridade são a educação, o desenvolvimento, a urbanização, a juventude, a população, os direitos humanos, a igualdade da mulher, a democracia e a paz.

As políticas sociais da UNESCO estão centradas nos jovens, em atenuar as desigualdades econômicas e sociais, e a crescente disparidade entre os países em desenvolvimento e aqueles desenvolvidos.

Os Estados Unidos (em 1984) e o Reino Unido (em 1985) abandonaram a UNESCO por não estarem de acordo com a política desenvolvida em termos de comunicação e informação, fato que supôs uma crise por não levar em conta o pressuposto de que estes países contribuíam com a organização. Contudo, o Reino Unido retornou à UNESCO em julho de 1997 e os Estados Unidos fizeram o mesmo em setembro de 2003.

OIT
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é uma agência multilateral ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), especializada nas questões do trabalho.
Tem representação paritária de governos dos 182 Estados-Membros e de organizações de empregadores e de trabalhadores.
Com sede em Genebra, Suíça desde a data da fundação, a OIT tem uma rede de escritórios em todos os continentes.
O seu orçamento regular provém de contribuições dos seus Estados Membros, que é suplementado por contribuições de países industrializados para programas e projetos especiais específicos. No biénio 2000-01, o orçamento da OIT aprovado pelo Conselho de Administração foi de US$ 467 milhões, dos quais apenas 20% proveniente de contribuições regulares.


Aluna: Luriane C. Remocri

Nenhum comentário:

Postar um comentário