quarta-feira, 3 de novembro de 2010

FAO- Food and Agriculture Organization(Organização para Alimentação e Agricultura)
É um dos órgãos da ONU que cuida dos assuntos relacionados à alimentação e agricultura.

OMS-Organização Mundial de Saúde.
É uma agência especializada das Nações Unidas responsável pela promoção, melhoria e controle sobre os temas à saúde e bem-estar.

Unesco-
A UNESCO (em inglês United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) é um organismo especializado do sistema das Nações Unidas. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) fundou-se a 16 de Novembro de 1945 com o objectivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações.

TAREFAS

Dedica-se, entre outras tarefas, a orientar os povos numa gestão mais eficaz do seu próprio desenvolvimento através dos recursos naturais e dos valores culturais, com a finalidade de obter o maior proveito possível da modernização, sem que por isso se percam a identidade e diversidade culturais.

ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Na educação, este organismo atribui prioridade ao êxito da educação elementar adaptada às necessidades actuais. Colabora, entre outros, com a formação de docentes e administradores educacionais e dá alento à construção de escolas e à dotação de equipamento necessário para o seu funcionamento.

As actividades culturais procuram a salvaguarda do património cultural mediante o estímulo da criação e a criatividade e a preservação das entidades culturais e tradições orais, assim como a promoção dos livros e a leitura.

Em matéria de informação, a UNESCO promove a livre circulação de ideias por meios audiovisuais, fomenta a liberdade de imprensa e a independência, o pluralismo e a diversidade dos meios de informação, através do Programa Internacional para a Promoção da Comunicação.

ONDE FICA: Tem a sua sede em Paris, França.

OBJETIVO PRINCIPAL
Seu principal objetivo é reduzir o analfabetismo no mundo.Para isso a UNESCO financia a formação de professores, uma de suas atividades mais antigas, e cria escolas em regiões de refugiados.

Na área de ciência e tecnologia, promoveu pesquisas para orientar a exploração dos recursos naturais. Outros programas importantes são os de proteção dos patrimônios culturais e naturais além do desenvolvimento dos meios de comunicação. A UNESCO criou o World Heritage Centre para coordenar a preservação e a restauração dos patrimônios históricos da humanidade, com atuação em 112 países.

OIT
Surgida em 1919, na Conferência de Paz que aprovou o Tratado de Versalhes, a Organização Internacional do Trabalho, mais comumente conhecida como OIT, é uma agência especializada da ONU (Organização das Nações Unidas), cuja finalidade principal reside na atuação legislativa internacional.

Dentre várias atribuições da OIT, cumpre dar maior destaque as seguintes:

* Atuação política, visando assegurar bases sólidas para a paz mundial;
* Atuação econômica, visando garantir a concorrência mundial;
* Atuação humanitária, visando denunciar os abusos e irregularidades relativas às condições de trabalho, no intuito de diminuir as injustiças.

OMC
Significa Organização Mundial do Comércio, sua função é Promover o livre comércio, organizando normas e eliminando Protecionismos.

FMI
FUMDO MONETARIO INTERNACIONAL
Fundo Monetário Internacional é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira. Sua sede é em Washington, DC, Estados Unidos da América.
Sede do FMI, WashingtonO FMI se auto-proclama como uma organização de 184 países, trabalhando por uma cooperação monetária global, assegurar estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover altos níveis de emprego e desenvolvimento econômico sustentável, além de reduzir a pobreza.

O FMI foi criado em 1945 e tem como objetivo básico zelar pela estabilidade do sistema monetário internacional, notadamente através da promoção da cooperação e da consulta em assuntos monetários entre os seus 185 países membros. Com exceção de Coréia do Norte, Cuba, Liechtenstein, Andorra, Mônaco, Tuvalu e Nauru, todos os membros da ONU fazem parte do FMI. Juntamente com o BIRD, o FMI emergiu das Conferências de Bretton Woods como um dos pilares da ordem econômica internacional do pós-Guerra. O FMI objetiva evitar que desequilíbrios nos balanços de pagamentos e nos sistemas cambiais dos países membros possam prejudicar a expansão do comércio e dos fluxos de capitais internacionais. O Fundo favorece a progressiva eliminação das restrições cambiais nos países membros e concede recursos temporariamente para evitar ou remediar desequilíbrios no balanço de pagamentos. Além disso, o FMI planeja e monitora programas de ajustes estruturais e oferece assistência técnica e treinamento para os países membros.

Objetivos
Promover a cooperação monetária internacional, fornecendo um mecanismo de consulta e colaboração dos problemas financeiros;
Favorecer a expansão equilibrada do comércio, proporcionando níveis elevados de emprego, trazendo desenvolvimento dos recursos produtivos;
Oferecer ajuda financeira aos paises membros em dificuldades econômicas, emprestando recursos com prazos limitados;
Contribuir para a instituição de um sistema multilateral de pagamentos e promover a estabilidade dos câmbios.


BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento Definição Instituição de auxílio ao desenvolvimento. O BIRD foi fundado em 1944, por meio dos Acordos de Bretton Woods. A missão primordial desta entidade ao ser constituída consistia, segundo Seitenfus, em “auxiliar financeiramente os Estados-Membros” (p.150). Objetivos Auxiliar financeiramente Estados-Membros e países em desenvolvimento; Promover o investimento privado por meio de concessão de garantias e de complemento de fundos (Tais investimentos devem se enquadrar em alguns objetivos específicos, que resultem em alguma forma de desenvolvimento). Características Apresenta uma estrutura bicameral; o Banco Mundial é administrado por um Conselho de Governadores (Estados-Membros) e um Conselho de Administração (membros); Processo de tomada de decisão vinculado às partes de capital de cada país membro (um país-membro têm direito a 250 votos, mais votos podem ser acrescidos conforme seu capital dentro do Banco Mundial); Empréstimos são concedidos, primordialmente, aos Estados-Membros. No entanto, empresas privadas, governos estaduais e municipais podem solicitar empréstimos. Os empréstimos devem ser reembolsados em um prazo que varia entre quinze e vinte anos; A taxa de juros aplicada é mais baixa que a tradicional usada no mercado privado de capitais, porém, esta sofre um acréscimo de um a dois por cento em função de despesas administrativas. Caráter ambíguo (Pois age como um banco comercial, buscando auferir resultados lucrativos, porém, em contrapartida, atua como uma instituição de “serviço público internacional”, conforme as palavras do autor); Principais ações As ações mais significativas do BIRD foram a promoção do Plano Marshall e a reconstrução da Europa no pós Segunda Guerra Mundial. Principais problemas A crítica desenvolvida pelo autor ao Banco Mundial consiste na afirmação de que esta entidade vem tomando posicionamentos e aconselhando políticas públicas, assim, interferindo de maneira direta em um campo que deveria ser, conforme Seitenfus, “de interesse restrito dos países em via de desenvolvimento” (p.152). TendênciasDe acordo com o conteúdo visto sobre o Banco Mundial, pode-se observar que a instituição está tomando um rumo diferente do proposto inicialmente, buscando um espaço como ator capitalista que visa auferir lucros. Porém, mesmo assim, continua perseguindo algumas premissas básicas que visam o desenvolvimento mundial.

Aluno; giovani

Nenhum comentário:

Postar um comentário