segunda-feira, 28 de junho de 2010

Savana AfricanaSavana Africana

O continente africano é o segundo maior continente do planeta contendo abrasadores desertos, densas florestas tropicais e extensas savannas com uma grande biodiversidade.

Deserto do Saara

Deserto do Saara

O Saara é o maior deserto do planeta e cobre quase um terço do continente africano onde se encontram as dunas mais altas do mundo.

Culturas

Culturas

Com culturas muito variadas, os habitantes vivem na sua maioria no campo, sendo cada vez mais os que vão para as cidades em busca de trabalho.
Este continente está ligado à Ásia e só um estreito o separa da Europa, o estreito de Gibraltar.

Marsfontein, mina de diamantes (África do Sul)Marsfontein, mina de diamantes (África do Sul)

Os diamantes mais valiosos provêm das minas de África do Sul, encontram-se enterrados em grande profundidade no subsolo.

Rio NiloRio Nilo

O maior rio do mundo é o Nilo, com 6650 quilômetros de comprimento. Nasce simultaneamente em Uganda e na Tanzânia, atravessa Sudão e Egito e desemboca no Mar Mediterrâneo. Banha uma área total de 3 milhões e 349 mil quilômetros quadrados, ou seja, um décimo da superfície total do continente africano.

001

Culinária

Em algumas areas da África sub-saariana onde é comum a agricultura, como Quénia e Uganda, a comida é baseada em vegetais típicos e se faz grande uso também do inhame e de seus tubérculos, preparados com amendoím, castanhas e amêndoas e seus óleos, acompanhados geralmente por peixe ou camarão, já que carnes de outros animais são mais caras e por isso são mais usadas em comemorações especiais.

Usam também alguns tipos de feijão, milho, batata, coco, azeites e pimentas.

comida africana

Ao norte da África, tem-se o hábito da plantação do trigo, e vários países de cultura muçulmana que trazem também os hábitos alimentares de sua região diferenciando muito da culinária de outros países do continente.

Podemos encontrar aqui no Brasil, na Bahia, muitos ingredientes bastante usados na culinária africana, como o dendê, o leite de coco, a banana da terra e o quiabo, e pratos como o quibebe, o acarajé, mungunzá e o vatapá, o que torna a comida baiana uma maneira de se aproximar da cultura da grande África.

culinaria africana


Aluna: Naiara Geraldo


Um comentário: