sábado, 26 de junho de 2010

Miséria e Fome

A África é um dos continentes mais pobres da atualidade, devido a grande exploração que sofreram durante o período colonial, e sofrem até hoje dos paises desenvolvidos, que querem explorar seus recursos naturais.Uma das coisas alarmantes da áfrica, é a saúde publica, em estado calamitoso, vemos as crianças morrendo, muitas já nascem mortas, muitas nascem com o vírus da AIDS, pois é a praga que se propaga na áfrica.A fome é outro alarmante, pois morrem todos os dias milhares de crianças por anemia profunda, que não tem mesmo o que comer. Os governantes que assumem o poder, são corruptos e não pensam na miséria que se encontra a população africana.Um continente assediado pela fome. Pelas estatísticas recentes, as cifras desse flagelo não param de crescer, tornando-se mais graves e mais preocupantes. A cada ano, 27 milhões de africanos, a maioria crianças, estão ameaçados de morrer de fome. Dos 800 milhões de habitantes, pelo menos 150 milhões vivem em debilitante escassez de alimentos. Os países mais atingidos pelo flagelo são: Etiópia, Somália, Sudão, Moçambique, Malavi, Libéria e Angola. Além disso, são os mais atingidos por violentos conflitos internos, que ameaçam aumentar a ruína. No fluxo do comércio mundial, no qual a África não tem condições de tomar parte, contribuem com modestíssimos 1,5%. Anualmente os EUA destinam como ajuda 1 dólar para cada africano, enquanto Israel é beneficiado com 700 por habitante. Com a queda do comunismo, o ex-império de Stálin foram os primeiros a clamar por uma gorda fatia dessa ajuda, oferecendo em troca seus imensos mercados ao capitalismo. A áfrica corre o risco de ver o aumento da degradação social e se transformar num continente que sobrevive da caridade alheia, sem condições de tratar seus problemas, entre eles a fome e a AIDS. A falência quase total do processo de descolonização é atestada pelo fato de que hoje 3 a cada 4 africanos vivem em estado de pobreza absoluta e a dívida externa é 5 vezes maior do que no início dos anos 80 (250 bilhões de dólares contra 50).


Aluna : Claudia Iohann

8 comentários:

  1. VUVUZELA,POLÊMICA NA AFRICA!!!

    Vuvuzela é considerada um dos símbolos da cultura sul-africana.

    Uma das maiores polêmicas desta Copa do Mundo, o uso das vuvuzelas pelos torcedores por quase toda a África do Sul é alvo de reclamações de jogadores, técnicos e profissionais de imprensa que estão no país por ocasião do torneio.

    A irritação com o seu zunido foi tal que cogitou-se que ela fosse proibida dentro dos estádios que recebem os jogos do Mundial, ato descartado por Rich Mkhondo, oficial de comunicação do Comitê Organizador Local (COL) da Copa, alegando que o uso do objeto faz parte da cultura dos sul-africanos e consiste em ser "seu jeito de celebrar".

    Aproveitando as reações de amor e ódio às vuvuzelas, o site do diário inglês Mirror relacionou 10 coisas a respeito do instrumento, desde a sua história, formato e até a sua forma de uso.

    Segundo o Mirror, a vuvuzela é um objeto que mede cerca de 1 m, soprado pelos torcedores sul-africanos, que produz um som "forte e monótono".

    Para tocá-la, é preciso ter lábios e pulmões potentes e o barulho gerado chega a 127 decibéis - equivalente a estar em um concerto de rock em frente aos amplificadores de som - o que, de acordo com o texto, pode causar danos auditivos permanentes.

    A origem do nome "vuvuzela" tem teorias distintas. O primeiro diz que a alcunha vem de uma das línguas oficiais da África do Sul, o zulu, e significa fazedor de barulho (vuvu).

    Porém, o torcedor do Kaizer Chiefs - time de futebol local - que reinvidica o crédito pela invenção do instrumento, Freddie "Saddam" Maake, disse que passou a usar a expressão em 1992, logo após o fim do apartheid, e que seu significado seria "celebrem, unam-se", também em zulu.

    Maake disse que a "vuvuzela moderna" foi concebida a partir de uma buzina de bicicleta, que ele achou muito pequena e a alongou, adaptando um cano.

    Presente no folclore local desde a antiguidade, as primeiras vuvuzelas eram feitas a partir do chifre de kudu (uma espécie nativa de antílope) e tinham como objetivo convocar as pessoas para reuniões.

    Por isso, sempre foi vista como símbolo de unidade da África do Sul.

    ALUNA:CAMILA TIEPO

    ResponderExcluir
  2. MENINAS, AS DUAS POSTAGENS TRAZEM CURIOSIDADES, MAS A DA CLAUDIA SEM DUVIDA TRAZ DADOS ALARMANTES SOBRE A FOME QUE ASSOLA A POPULAÇÃO DA AFRICA, TRISTE É SABER QUE AINDA EXISTE GENTE QUE VIVE NUMA CNDIÇÃO DESTA.

    ResponderExcluir
  3. PODEMOS OBSERVAR QUE TEM MUITAS PESSOAS PASSANDO POR VARIAS SITUACOES DESTAS.É MUITO TRISTE EM SABER QUE TEM MUITAS PESSOAS EM ÓTIMAS CONDICOEIS DE VIDA E RECLAMAM SENDO QUE, MUITOS NÃO TEM ONDE MORAR E MEN O QUE COMER.
    DEVEMOS DÁ GRAÇAS A DEUS POR TERMOS ALGO TODOS OS DIAS PARA COMER, TEMOS ONDE DORMI E O QUE VESTIR.

    ResponderExcluir
  4. Deus levanta em nome de jesus pessoas capacitadas que poça ter um coraçao quebrantado diante de ti p, sauvar esse povo que morre de fome e de nao conhecer jesus cmo unico sauvador ,,deus sauva essas criança que sao tao inocente e morrendo de fome ,,,,,,supri senhor o alimento deças crianças e de toda africa amem

    ResponderExcluir
  5. levanta governadores ,,presidentes onesto nesse estado do mundo que ninquem ve e sabe que estao morrendo de fome ,,,,que judiaçao ,,eu estou quebrada de dor de ve tanta criança ,,,,,sendo umilhada ,,,jogada ,,,por nao ter quem tenha compaixao ,,dessas vidas ,,,,,,Deus tu es fiel pai ,,,,,ajuda senhor essas familias ,,que nao tem nem o que comer ,,tem misericordia Deus tudo que ti pesso em nome de jesus ,,,amem

    ResponderExcluir
  6. JESUS CRISTO ESTAR PERTO DE VOLTAR DEUS VAI COBRAR
    DE CADA UM DE NÓS TUDO AQUILO QUE FIZEMOS AQUI NA
    TERRA A PALAVRA DELE DIZ QUE TANTO AS COISAS BOAS
    QUANTO AS RUINS SERÃO COBRADAS SEI QUE DEUS ESTAR
    NO CONTROLE SEI QUE DEUS CHORA AO VER ESSAS CRIANÇAS ASSIM MAIS DEUS NUNCA NUNCA OS ABANDONOU
    DEUS ESTAR ALI BEM PERTINHO VENDO O SOFRER DELES MAIS DEUS JAMAIS VIRARIA AS COISTAS PRA UM DOS SEUS FILHOS POR MAIS QUE SOMOS PECADORES E POR MAIS QUE ERRAMOS COM DEUS ELE JAMAIS NOS ABANDOU E JAMAIS NOS DEIXARIA SOZINHO SEI QUE O SENHOR TEM UM PLANO NA MINHA VIDA E SEI QUE ELE VAI ME AJUDAR A REALIZAR O MEU SONHO DE LEVAR PAZ AMOR AOS CORAÇÕES DESSAS PESSOAS ALIMENTOS ÁGUA TUDO AQUILO QUE ELES PRECISAM PARA TER UM MINUTO DE FELICIDADE EO PRINCIPAL O AMOR DE DEUS E O AMOR INCONDICIONAL RS

    ResponderExcluir
  7. ME ADD NO ORKUTT AMEI OSEU BLOG DEBORA_MENINA.RJ@HOTMAIL.COM ORKUTT

    ResponderExcluir
  8. Critica equivocada. Apos o fim da colonização na década de 1960 não havia miséria extrema.Foram deixadas escolas, hospitais e universidade. Foi a URSS que transformou a Africa em um campo de guerra. Além disto o capitalismo esta salvando a Africa de uma falência total, como ocorre na Africa do Sul. Das 10 economias que mais crescerão até 2015, mais da metade são Africanas. Além disto, a ultima imagem postada é referente ao comunismo norte coreano...

    ResponderExcluir