quarta-feira, 23 de junho de 2010

curiosidades

Boçal

No período de 1810-1830 era comum evitar uma maioria de escravos da mesma etnia numa mesma senzala. Os negros perdiam a liberdade, a língua natal, os costumes e até a identidade, misturados à africanos de outros povos. Até esse período seria bastante difícil ocorrer a mistura que daria origem à Capoeira - tendo em vista o antagonismo entre as etnias.
A partir daí, no entanto, a comunidade branca começa a incentivar as diferenças entre o "boçal"(o africano, ou aquele que recusava a integração. Não falava ainda o português) em oposição ao "ladino" (escravo integrado. Já falava português) e "crioulo" (negro ou mulato nascido no Brasil), favorecendo estes últimos com trabalhos mais brandos, perspectiva de ascenção social etc.
A comunidade negra, no entanto, muitas vezes valorizava o "boçal" em detrimento do "crioulo" ou "ladino", ainda que estes últimos fossem mais ricos - a africanidade("boçalidade", palavra que adquiriu sentido pejorativo) era garantia de manutenção de valores tradicionais. Paralelamente, as rivalidades tribais perdem quase totalmente o significado, o que facilitará a síntese lutas/ danças.
Brincadeira de negro

Até o século XI X os "batuques" de negros eram estimulados por serem válvulas de escape e acentuarem as diferenças entre as diversas nações africanas. A partir de 1814, começam a ser perseguidos - "brincadeira de negro" torna-se fato social perigoso de acordo com textos legais.
Rabo-de-arraia

Jair Moura explica que o rabo-de-arraia tradicional era um golpe em que, de frente para o adversário, planta-se uma bananeira, ficando-se então de cabeça para baixo e de costas para o oponente, e imediatamente atinge- se a cabeça do inimigo com uma violenta pancada dada com o calcanhar de um ou de ambos os pés.

A África do Sul é sem dúvida, marcada por suas diferenças. Mas o que impressiona são as culturas tribais, sua fauna e flora que datam milhares de anos com o contraste de um país moderno com facilidades e conforto para ninguém colocar defeito. Para quem escolhe esse canto do mundo como destino, Johannesburg, Cape Town e Sun City são ideais para tirar o melhor proveito e conhecer a cultura e natureza africana.A cidade de Johannesburg, a principal entrada de turistas no país, se desenvolveu por ter sido descoberto ouro em 1886, quando o fazendeiro George Harrison descobriu o precioso metal em suas fazendas. Para quem prefere se aventurar, o lado nordeste da cidade oferece um safári fotográfico no Parque Nacional Kruger, principalmente de abril a setembro, os famosos “Big Five” – considerados os 5 mamíferos mais importantes da região: leopardo, búfalo, leão, elefante e rinoceronte poderão ser clicados.No caminho, em direção ao parque, está localizado o Mpumalanga Meander – Montanha da Pedra, que é uma das partes mais bonitas do país com o canyon do rio Blyde.

O natal na África do Sul acontece durante o verão, quando as temperaturas podem passar dos 30 graus. Devido ao calor, a ceia de natal acontece em uma mesa colocada no jardim ou no quintal. Tal como na maioria dos países, tradições como árvore e presentes de natal e são quase obrigatórias.

Aluna:ana maria

Um comentário: