segunda-feira, 14 de junho de 2010

Família e educação

Família:
Na África o conceito família, é bem diferente do nosso mundo. Para o africano, famíla tem uma conotação mais alargada. Os laços de sangue ou de tribo são mais abrangentes do que a propia filiação materna ou paterna. Logo, na educação das crianças ou adolencentes é de todos os membros da família.
É bastante comum ouvir uma criança ou adolecente chamar uma tia de mãe ou um tio de pai. Em relação a todos os adultos, existe sempre o respeito e a aceitação da correção educacional.
A família é o elemento base da estabilidade da sociedade africana, porque tudo que diz respeito a uma pessoa envolve toda a família. Um rapaz não se casa com uma moça (ou vise-versa), mas ele (ela) se casa com toda a família. Se no futuro houver um problema entre o casal, será também problema de toda a família, que interverá de todos os lados para ajudá-lo a superar a desavença.


Nesse caso, ninguem dirá que é intromissão ou invasão de privacidade. É justamente o contrario: na hora do julgamento popular, o casal não falará nada e serão os outros membros da família que falarão em seu nome.
Os filhos, educados nesse ambiente, saberão como orientar as suas vidas no futuro, porque terão como ponto de refêrencia a tradição famíliar herdada de seus pais, avós e antepassados.

Mulher:


Diz o proverbio africano " quem educa uma mulher , educa um povo". A sociedade africana, apesar de ser machista, delega a responsabilidade da educação dos filhos à mulher. Isso porque a mulher (mãe) convive com a criança mais tempo qe os homens. Até na hora das refeições, a mãe come em separado com as crianças, e o pai fica com seus filhos adultos ou amigos do outro lado.
Se destaca também o fato em que a criança vive seus primeiros meses de vida "grudado" a mãe. A mãe amarra o filho todo nu nas costas que também estão nuas. Este contato, no sentido literal do termo, fas com que a mãe transmita para a criança todo o seu ser maternal, como se os fluídos do seu corpo penetrassem na criança.
Na sociedade africana é verdadeiramente a glória da mãe. A mulher será bem estimada pelo seu maridos e seus famíliares pelo número de filhos que ela colocar no mundo.


Postado por :
Aluna : Bruna Fátima Wiest P.

Um comentário: